17.5.12

Amendoins e idéias



But if you go carrying pictures of Chairman Mao
You ain't going to make it with anyone anyhow


Meu bolo de amendoim tem participado de reuniões marcantes nos últimos tempos. Ele surgiu na visita da Jana à Sampa pro show do Lanegan  cujo evento já rendeu um post aqui no blog. Acordamos tarde pra um café da manhã e cedo pra um almoço (afinal, só se almoça depois de ter tomado café da manhã!), então resolvemos matar a fome num belo brunch. Como aqui em casa, sempre tem que ter um quitute caseiro na mesa, optei por bater um bolinho enquanto o pessoal saía da cama e formava fila no banheiro. Coloquei na batedeira todos os ingredientes daquele básico bolo branco, mas achei que estava borocochô demais pra ocasião. Fuçando as prateleiras me deparei com um bela farinha de amendoim e dei um jeito de enfiar a danadinha na massa. Não é que ficou bom?
Nesta semana tivemos uma mini reunião das Luluzinhas na aconchegante morada da Lúcia Freitas para discutir os rumos dos projetos sociais do LuluzinhaCamp. E quem não poderia faltar neste encontro? O bolo de amendoim! A versão da última terça-feira ainda levou gotinhas de chocolate na massa, mas hoje segue a receita original deste curinga da cozinha.




Bolo de amendoim
2 ovos
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de amendoim (ou amendoim torrado e triturado)
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
180ml leite

Passe a farinha de trigo, o sal e o fermento pela peneira e reserve.
Na batedeira junte os ovos, a manteiga, o açúcar e a farinha de amendoim e bata em velocidade média por aproximadamente 4 minutos, até formar um creme fofo e clarinho.
Reduza a velocidade e junte aos poucos a mistura de farinha, sal e fermento peneirados alternando com o leite até obter uma massa bem homogênea.
Depois é só levar a massa para o forno numa assadeira untada e enfarinhada e assar por cerca de 30 minutos a 180 °C.
Eu usei essa fôrma de furo com 20cm de diâmetro, ficou bem rechonchudo e macio!
E obviamente fica a dica de que o amendoim pode ser substituído por toda e qualquer noz ou castanha possível e imaginável.









 hmmm...

Ué! E hoje não tem música? Claro que tem!
Apesar do bolo não me remeter a alguma música específica, as idéias da reunião e a empolgação da Babi em salvar o mundo merecem uma homenagem. Afinal, o grupo que, já promove incríveis ações de solidariedade internamente, agora pretende compartilhar com toda a sociedade o conhecimento e as informações e trocadas todos os dias através das especialidades pessoais e profissionais de cada uma de suas integrantes.

The Beatles - Revolution

4 comentários:

  1. "afinal, só se almoça depois de ter tomado café da manhã!"

    <3

    ResponderExcluir
  2. Alê, e que tal rechear com brigadeiro de paçoca?
    Ou só brigadeiro normal? Dá jogo?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fia... aí cê que matar o peão!
      deve ficar tudo de bom!
      Aliás fiz o bolo (só a massa) na versão paçoquinha no lugar do amendoim.
      Morri.
      =*

      Excluir